Com o avanço da tecnologia de drones e também do campo para garantir um aumento na produtividade, as plantações de cana-de-açúcar no Brasil vem unindo algumas tecnologias.

Especialmente nesta cultura, a análise de restituição de linhas e verificação de falhas de plantio é uma excelente maneira de trabalhar no seu manejo.

No Brasil, o plantio de cana-de-açúcar está sendo mais bem aproveitado, sendo mais produtivo apesar da menor área plantada. Muito disso se deve ao bom uso da tecnologia por parte dos profissionais do campo. E um grande aliado nesse aumento de produtividade, são os drones.

É claro que os drones por si não influenciam no plantio da cana-de-açúcar, mas sim as informações geradas por este equipamento é que, de fato, impactam a cadeia produtiva.

O ciclo produtivo da cana-de-açúcar, do plantio à colheita, gira em torno de 6 anos, por isso é muito importante que o produtor esteja atento ao manejo e monitore o seu plantio para não ser surpreendido na hora da colheita.

Com a restituição das linhas plantadas, que pode ser feita com drones de câmera RGB, e equipada com máquinas que dispõem de piloto automático, é possível otimizar a colheita da cana-de-açúcar ao máximo.

Mas como é feito esse monitoramento via drone?

Com voos periódicos e planejados, é possível mensurar quantos metros de falhas de plantio existem em uma área e quanto isso representa na porcentagem total da área plantada.

Munido dessas informações, o produtor e os profissionais do campo podem tomar a melhor decisão quanto ao replantio das falhas apenas ou se há necessidade de uma reforma completa do canavial.

O monitoramento com drones pode potencializar a produtividade?

Os produtores que têm utilizado o sistema de restituição de linhas apontam tanto resultados quantitativos, como qualitativos.
Com a correta medição das falhas, é possível estimar a produtividade. Com essa informação permite aos profissionais tomar a melhor decisão quanto ao replantio das falhas ou pela reforma completa da área, além de automatizar a colheita com mapas georreferenciados evita amassamento durante o tráfego dentro do canavial, sendo assim é possível gerar uma economia considerável para o produtor.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento para aumentar sua produtividade.